E-reader ou livro: o que faz menos mal ao sono?

Nas férias, parece que lemos sempre mais, o tempo livre assim o pede. Por isso, decidimos trazer-vos a resposta a uma questão que nos fazem volta e meia, especialmente os fãs de leitura que não querem ver o seu sono prejudicado por este hábito: e-Reader ou livro físico – o que é melhor para o sono?

Imagem: Unsplash, Worshae

Já sabemos que os ecrãs são um dos grandes inimigos do sono: de facto, há evidência científica muito robusta de que os dispositivos eletrónicos prejudicam as nossas noites de várias formas e até já fizemos um post sobre isso. Por um lado, a emissão de luz artificial mimetiza a luz solar, confunde o nosso relógio biológico e suprime a produção de melatonina, por outro, a estimulação cognitiva mantém-mos alerta numa altura em que queremos exatamente o oposto: começar a desligar. Para evitar estas consequências, muitos são os se refugiam na leitura para fugir aos ecrãs. Mas a verdade, é que também este hobbie se tem transformado ao longo dos anos, havendo cada vez mais dispositivos eletrónicos para ler: os amados e-Readers. Mas será que o uso destes dispositivos para ler se tornam, afinal, uma pedra no sapato para o sono?

Um estudo de 2015 comparou os efeitos biológicos da leitura antes de dormir usando um e-Reader emissor de luz vs. um livro impresso. Os investigadores analisaram os ritmos circadianos, a supressão da melatonina, registos de polissonografia e vejamos os resultados. Comparando com os participantes que leram livros em papel, os participantes que leram um ebook:

📚 Demoraram mais tempo para adormecer (+ 9.9 min)
📚 Relataram menos sonolência noturna
📚 Tiveram uma redução da secreção de melatonina
📚 Tiveram um atraso no relógio circadiano
📚 Atraso e redução do tempo de sono REM
📚 Redução do estado de alerta na manhã seguinte

No fundo, estes resultados demonstram o mais temido para os fãs de e-Readers: a exposição noturna a estes dispositivos pode suprimir a secreção de melatonina e provocar um atraso no relógio biológico, perpetuando uma restrição de sono, a qual tem impactos adversos no nosso desempenho, saúde e segurança.

Mas não desanimem! A leitura é uma ótima atividade para antes de dormir! Aliás, um estudo de 2021 ao comparar um grupo de pessoas que liam antes de dormir e um grupo que não lia, concluiu que o grupo de leitores tinha uma melhoria da qualidade do sono (42%). Mas já sabem que se puderem optar por versões físicas nesta altura do dia, o sono agradece 😴

Um site para quem nasceu a dormir, mas que nada sabe sobre sono.

Último episódio do podcast

outras publicações