Se acordam a suar em bica como se tivessem saído da sauna ou do ginásio, com o pijama ensopado: não se preocupem, não estão sozinhos. Mas, afinal, o que são suores noturnos? Apesar de a transpiração ser o resultado de um processo fisiológico normal que permite a regulação da temperatura corporal, ter suores noturnos implica suar excessivamente durante o sono, causando desconforto e reduzindo a qualidade do sono. Ao contrário do que possa parecer, nem sempre é assim tão óbvio descobrir-se a causa dos suores noturnos, mas neste artigo, falamo-vos das principais:
- Menopausa: Este é um período que provoca alterações na produção das hormonas de estrogénio e progesterona, as quais se acredita estarem envolvidas na produção das ondas de calor (conhecidas como afrontamentos), que são a principal causa de suores noturnos nas mulheres.
- Alterações hormonais: Alterações do sistema endócrino (o sistema que controla a produção hormonal) podem provocar suores noturnos. Condições como o hipertiroidismo, a diabetes e alterações dos níveis das hormonas sexuais podem estar por detrás dos suores noturnos, incluindo durante a gravidez e período pós-parto.
- Medicação: Alguns fármacos podem causar suores noturnos como antidepressivos, esteróides, anti-piréticos ou a aspirina. Além disso, o álcool, o café e as drogas podem aumentar o risco de suores.
- Outras causas: Além disso, outras condições como a ansiedade e os ataques de pânico podem associar-se a suores noturnos. Por fim, e dentro de causas mais raras, podem estar o tratamento de alguns tipos de cancro como a radioterapia, quimioterapia e cirurgias.
Soluções?! Não há milagres, mas há algumas recomendações que gostávamos de vos deixar. Se o problema persiste devem consultar o vosso médico para uma avaliação, mas deixamo-vos algumas recomendações, começando pelo ambiente:
- Refresca o quarto
- Usa um pijama fresco e respirável: roupa apertada ajuda a acumular calor.
- Considera trocar o colchão: há colchões que tendem a reter mais calor porque restringem mais o fluxo de ar.
- Opta por roupa de cama fresca, troca o edredón para uma colcha mais fresca e opta por lençóis respiráveis (sugestão: lençóis de bambu da Blanky)
Mas também podemos alterar algumas coisas no nosso estilo de vida para termos noites menos quentes:
- Evita o álcool, cafeína e comida picante em especial ao final do dia: porque podem aumentar a temperatura corporal e provocar suores noturnos.
- Hidrata-te: bebe água fresca em pouca quantidade
- Relaxa: técnicas de relaxamento e respiração podem facilitar o adormecimento e ajudar a reduzir a temperatura corporal.